segunda-feira, 31 de maio de 2010

ESCOLA AMBIENTAL


Coloca a estratégia como um PROCESSO REATIVO, ou seja, a organização é considerada um ente passivo que consome seu tempo reagindo a um ambiente que estabelece a ordem a ser seguida.


O ambiente determina as estratégias em função de seu grau de estabilidade ou instabilidade, além de estabelecer as pressões institucionais de cunho político e ideológico sofridas pela empresa.



EXEMPLO DE EMPRESA : GRUPO SUZANO


PONTO FORTE : Reage ao mercado sempre com inovações que são facilmente absorvida pelos seus colaboradores, exemplo: o plantio de floresta apropriada para o consumo de papel, Pinos.


PONTO FRACO : Nem sempre as novidades dão o lucro esperado pela empresa; exemplo o papel reciclado; com o replantio o processo se tornou caro e oneroso para o mercado consumidor




6 comentários:

  1. Com certeza, o mundo inteiro está de olhos direcionados para investidores e organizações que se preocupam com sustentablidade, e outras formas de proteger o meio ambiente, mesmo porque tem retorno garantido.

    ResponderExcluir
  2. Francisco

    Concordo contigo, o processo reativo, visando as geraçõe futuras futuras é fundamental para o desenvolvimento de um sociedade.

    Mário Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,

    Esta escola não está associada somente a adaptações? Depende muito do fator ambiental, o risco não é grande em relação as outras estratégias?

    ResponderExcluir
  4. Ambiental – Formação da estratégia como um processo reativo ao meio-ambiente, que se apresenta para a organização como um grupo de forças contra as quais ela precisa reagir. Seu ponto fraco está em acreditar que o meio-ambiente pode ser generoso ou complexo, hostil ou dinâmico.

    ResponderExcluir
  5. Ambiental – Formação da estratégia como um processo reativo ao meio-ambiente, que se apresenta para a organização como um grupo de forças contra as quais ela precisa reagir. Seu ponto fraco está em acreditar que o meio-ambiente pode ser generoso ou complexo, hostil ou dinâmico.

    ResponderExcluir
  6. Angela

    Por ser um processo reativo, o ambiente apresenta-se à organização como um conjunto de forças; é o agente central de geração da estratégia.

    Abraços

    Mário Mendonça

    ResponderExcluir