segunda-feira, 31 de maio de 2010

ESCOLA DE APRENDIZADO




Nessa escola as estratégias surgiriam dos padrões comportamentais praticados pela organização, inexistindo a cisão entre formulação e implementação da estratégia.


As estratégias seriam o aprendizado da organização que emerge por intermédio do fluxo das ações organizacionais.


Por entender a estratégia como um PROCESSO EMERGENTE que se origina em toda a organização através de seus membros individualmente ou coletivamente.


EXEMPLO DE EMPRESA : AZUL - LINHAS AÉREAS


PONTO FORTE : O baixo custo, seu programa de embarque que desonera seu cliente e o programa de milhagem.


PONTO FRACO : A forte concorrência do setor, principalmente porque ainda não consegue com a pequena frota compor todas as rotas brasileiras.




6 comentários:

  1. Mário,

    Na escola de configuração foi falado sobre a reestruturação e reinvenção, embora a Azul - linhas aéreas seja uma empresa nova, poderiamos dizer que ela (a Linha Azul) e outras que irão surgir uma reinvenção do setor aéreo brasileiro?

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sentença ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO EMERGENTE soa como algo inovador...

    ResponderExcluir
  3. Francisco

    Entendo que nosso setor aéreo encontra-se em plena expansão; pelo tamanho de nossa população, este processo emergente faz parte do desenvolvimento que o atual governo esta possibilitando; antes existia somente duas empresas ditando a regra de como o mercado doméstico deveria ser dividido; hoje, com as empresas que chegaram o "aprendizado", tem que obedecer uma estratágia pra lá de "emergente"

    Valeu

    ResponderExcluir
  4. Aprendizado – Formação da estratégia como um processo emergente em que o sistema coletivo é que aprende. Seu ponto fraco está no seu custo alto, pois leva tempo, gera uma quantidade enorme de reuniões, troca de mensagens.

    ResponderExcluir
  5. Aprendizado – Formação da estratégia como um processo emergente em que o sistema coletivo é que aprende. Seu ponto fraco está no seu custo alto, pois leva tempo, gera uma quantidade enorme de reuniões, troca de mensagens.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal

    Pelo que entendi, é emergente porque é um processo de aprendizado, que ao longo do tempo é formulado e implementado.

    Abraços

    ResponderExcluir