segunda-feira, 31 de maio de 2010

ESCOLA COGNITIVA


Essa escola estuda as estratégias que se desenvolvem nas mentes das pessoas, a fim de categorizar os PROCESSOS MENTAIS em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas.


A pesquisa é dirigida ao modo como a mente humana processa a informação, mapeia a estrutura do conhecimento e obtém a formação de conceitos, focalizando, portanto, a cognição na criação da estratégia.


Outra corrente dessa escola estratégica direciona sua pesquisa para o modo como a cognição é usada para construir estratégias por intermédio de interpretações e não simplesmente para mapear a realidade de uma forma mais ou menos objetiva e distorcida .


Esta escola pretende desvelar o PROCESSO MENTAL de criação das estratégias ao analisar a sua formação na cabeça do estrategista.


Busca a origem das estratégias ao estudar os PROCESSOS MENTAIS de sua criação.


EXEMPLO DE EMPRESA : GRUPO NEWCOMM - ROBERTO JUSTUS


PONTO FORTE : A criatividade


PONTO FRACO : O alto custo de seu portifólio


7 comentários:

  1. Pessoal

    Esta empresa (Grupo Newcoom) de Roberto Justus abrange as empresas de ordem mundial:

    - Y & R
    - Energy
    - Pepper
    - Wunderman
    - Ação Produções Gráficas.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Pessoal

    O ponto forte desta escola é a criatividade

    O ponto fraco, é que nem sempre se consegue implementar tal criação.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Mário,

    Com bons treinamentos e programas de novas
    ideias e inovação entre colaboradores, seria uma forma de tornar custos mais acessíveis para as organizações, porém tais organizações tevem ter possal com excelente nível técnico, concorda comigo?

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Francisco

    Concordo, nessa escola, o que mais importa é o processo criativo, logo todos os envolvidos, terão que mentalizar novas formas de implementar as sistemáticas de trabalho.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Cognitiva – Formação da estratégia como um processo mental como formas de enxergar conceitos, mapas, esquemas e estruturas. Seu ponto fraco está na demora por ter que passar por um longo caminho através da psicologia cognitiva.

    ResponderExcluir
  6. Cognitiva – Formação da estratégia como um processo mental como formas de enxergar conceitos, mapas, esquemas e estruturas. Seu ponto fraco está na demora por ter que passar por um longo caminho através da psicologia cognitiva.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal

    Por ser um processo mental, no meu entendimento, a criatividade é a essência desta escola.

    Abraços

    ResponderExcluir