segunda-feira, 31 de maio de 2010

ESCOLA CULTURAL


A estratégia é vista como um PROCESSO SOCIAL OU COLETIVO, baseado na cultura.


Enquanto o poder concentra-se em interesse próprio e fragmentação, a cultura volta-se para os interesses comuns e integração dentro da organização.


A cultura organizacional está ligada à ideia de cognição coletiva caracterizada pela "mente da organização" expressada em crenças comuns que se refletem nas tradições, nos hábitos e nas manifestações mais tangíveis relacionadas à história, aos símbolos e até mesmo aos edifícios e produtos da empresa, assim, a cultura seria responsável pela formação da estratégia e uma desencorajadora das mudanças estratégicas.



EXEMPLO DE EMPRESA: GRUPO SARAIVA


PONTO FORTE : Esforço para fornecer o que há de melhor em matéria de novidade para um mercado extremamente exigente.


PONTO FRACO : Apesar de sua capacidade ainda não conseguiu inserir na sociedade brasileira sua vitalidade e poder de fogo.



6 comentários:

  1. A cultura da empresa é a alma do negócio, sem ela, a empresa não existe,ou se existe é ineficiente, certo Mário?

    ResponderExcluir
  2. Samanta,

    Você acha que a cultura do local (Cidade; estado; país) influi diretamente na cultura organizacional da empresa? Eu creio que sim, e você?

    ResponderExcluir
  3. Francisco

    Concordo em partes:

    As tradições, principalmente as culturais, tem que ser preservadas, porque são as origens e raizes da empresa.

    No conceito estratégico, entendo que em algumas ocasiões, somos obrigados a mudar, senão corremos o risco de ficar pra tráz, e perder a grande janela da oportunidade que bate a nossa porta.

    Valeu, gostei da pergunta.

    Mário Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Cultural – Formação da estratégia como um processo coletivo baseado nas crenças e interpretações comuns a todos os membros da organização. Seu ponto fraco é basear-se apenas no presente desconsiderando as mudanças que estão por vir.

    ResponderExcluir
  5. Cultural – Formação da estratégia como um processo coletivo baseado nas crenças e interpretações comuns a todos os membros da organização. Seu ponto fraco é basear-se apenas no presente desconsiderando as mudanças que estão por vir.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal

    Pelo que entendi, o ponto focal dessa escola é a integração, logo é por isso que ela é vista como um processo social ou coletivo.

    Abraços

    Mário Mendonça

    ResponderExcluir