segunda-feira, 31 de maio de 2010

ESCOLA DE CONFIGURAÇÃO


Nessa escola entende-se a estratégia como um PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO e nessa linha de estudo, as organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos afim de transformar uma organização, ela teria de saltar de uma configuração para outra, sendo que nesse instante ocorreria uma mudança de estratégia.


Cada uma das configurações descritas por esta escola suportaria um modo diferente de estratégia a ser seguida, portanto o entendimento da configuração organizacional seria o ponto de partida para a formulação da estratégia corporativa.



EXEMPLO DE EMPRESA : XEROX S/A


PONTO FORTE : Tradicional, centenária, pioneira e inovadora.


PONTO FRACO : Não conseguir desenvolver produtos competitivos com os mercados Asiáticos. Quase foi a falência, chegando a pedir concordata; graças a "transformação / revisão de sua estratégia, se reconfigurou, e hoje participa do bolo que é o mercado mundial de produtos multifuncionais.



8 comentários:

  1. Angela

    Percebi nesta escola, que o foco principal é a transformação.

    Na sua opinião, qual empresa (mundo), se enquadraria neste processo "re-configurativo"?

    Abraços

    Mário

    ResponderExcluir
  2. Mario,

    A escola de transformação no meu entendimento é fundamental para o desenvolvimento da empresa.


    Galvão

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o forte desta escola é levar as organizações a se reinventarem, se reorganizarem para melhor se adaptarem às novas gerações que a cada dia que passa fica mais exigente...

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o forte desta escola é levar as organizações a se reinventarem, se reorganizarem para melhor se adaptarem às novas gerações que a cada dia que passa fica mais exigente...

    Francisco

    ResponderExcluir
  5. Mario

    respondendo sua pergunta, a empresa Nestlé, porque ela vem se expandindo e criando estrategias para somar com organizações.

    ResponderExcluir
  6. Mario
    continuando o assunto!
    Ponto forte: A Nestlé prevê o continuo desenvolvimento de ações voltada para construção de uma sociedade mais próspera.
    Ponto fraco:Produto novo no mercado,a marca Canderel, lider no setor de chocolate.

    ResponderExcluir
  7. Configuração – Formação da estratégia como um processo de transformação que interrompem períodos de estabilidade. Seu ponto fraco é o argumento fraco de que as empresas são estáticas ou só mudam por meio de grandes avanços.

    ResponderExcluir
  8. Angela

    Entendo que a Nestle é uma empresa que se enquadraria em qualquer escola; seu poder de estratégia passeia por todos os processos transcritos no livro Safári de Estratégia.

    Bom exemplo

    Abraços

    ResponderExcluir