segunda-feira, 31 de maio de 2010

ESCOLA DE PODER


Focaliza a formação da estratégia como um PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO, que é dividido em duas dimensões.


A primeira chama-se de micro-poder, e enxerga o desenvolvimento da estratégia dentro das organizações como um fenômeno essencialmente político, de modo que o processo formulatório envolve barganha, persuasão e confrontação entre os atores que dividem o poder na empresa.


A segunda divisão dessa escola é designada de macro-poder, visualiza a organização como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e seus parceiros de alianças, realizando joint-ventures e outras redes de relacionamento para negociar estratégias "coletivas" de seu interesse.



EXEMPLO DE EMPRESA : PÃO DE AÇÚCAR e CASAS BAHIA


PONTO FORTE : A presença no mercado brasileiro


PONTO FRACO : A briga pelo poder, que pode acabar com a mega fusão


8 comentários:

  1. PESSOAL

    ESTIVE VISITANDO ESTE BLOG INDICADO PELO AMIGO MARIO MENDONÇA E GOSTARIA DE PARABENIZAR PELO BLOG.


    MARCELO PARREIRA - CARICATURISTA, LINK AO LADO

    ResponderExcluir
  2. ângela,

    Esta escola de PODER está bem infática com relação a MICRO e MACRO, o que você achou?
    Não deixa dúvida de como cada um asuume seu papel! Achei o máximo!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal

    No meu entendimento, os pontos FORTES e FRACOS desta Escola são:

    FORTE : O alto poder de influência do negociador.

    FRACO : A negociação de forma arbitrada, ou seja, de cima para baixo, onde manda quem pode, e obedece quem tem juizo.

    O que vocês acham?

    Mário Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Mario,

    Ok, podemos considerar também como ponto fraco a falta de liderança, somente é seguido o que é determinado.

    ResponderExcluir
  5. Poder – Formação da estratégia como um processo de negociação através do exercício da influência para negociar estratégias favoráveis a certos interesses. Seu ponto fraco é desconsiderar aspectos como a cultura da empresa e o exercício da liderança.

    ResponderExcluir
  6. Poder – Formação da estratégia como um processo de negociação através do exercício da influência para negociar estratégias favoráveis a certos interesses. Seu ponto fraco é desconsiderar aspectos como a cultura da empresa e o exercício da liderança.

    ResponderExcluir
  7. Angela

    Gostei da sua definição;

    "Desconsiderar aspectos culturais e o exercício da liderança"

    Valeu

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. O poder nos dias de hoje tem um conceito muito diferente dequele que se praticava decadas atrás, eu diria que nos dias atuais ele (o poder) está muito mais ligado a repeito; Conhecimento; Limites e estratégias para se chgar a um objetivo.

    Abs,

    Francisco

    ResponderExcluir