segunda-feira, 31 de maio de 2010

ESCOLA DE POSICIONAMENTO


Nessa escola, a formulação da estratégia deve ser precedida de exame profundo da indústria e de uma minuciosa análise do ambiente externo e interno da empresa. As "ameaças e oportunidades" do ambiente e "as forças e fraquezas" da organização devem ser avaliadas conforme o modelo genérico de estratégia a ser adotado pela empresa.


Impulsionada por Michael Porter, que adota a visão de que a estratégia se reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises formalizadas das situações da indústria , tais como as avaliações feitas através do modelo das cinco forças competitivas do citado autor.


A ideia central de estratégia e formulação resume-se a um PROCESSO ANALÍTICO das escolas descritivas.


EXEMPLO DE EMPRESA : GRUPOS X´s - EIKE BATISTA


PONTO FORTE: Detenção do poder de localização de todo o mineiro brasileiro


PONTO FRACO : a remanufatura, face a baixa tecnologia existente no território brasileiro.


7 comentários:

  1. Esta escola tem como ponto forte o que?

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    1. Vanderlei Moreira da Fonseca27 de maio de 2013 às 10:09

      Espero responder a sua pergunta:
      1) Foi capaz de criar e aperfeiçoar um conjunto de ferramentas analíticas dedicadas a ajustar a estratégia correta às condições vigentes.
      2) O planejador na escola do posicionamento passa a ser um analista qu estuda pilhas de dados factuais para recomendar ótimas estratégias genéricas.
      3) Tratou de variáveis (tempo, força numérica, probabilidade de vitória, limite de pensar numa estratégica) encontradas nas guerras com Sun Tzu e Clausewitz (a organização e estratégia militar como exemplo para o meio empresarial, a até hoje as pessoas veem essa características das escolas militares).
      4) Questionamento da sabedoria recebida já que existem organizações com modelos de gestão diferentes.
      5) Promoveu o objetivo geral e o objetivo específico nas ações que serão implementadas na empresa.
      6) Delineou um estudo da Matriz BCG que até hoje é usado no marketing.
      7) Promoveu a análise de condições externas e internas com 5 tópicos (fornecedores, compradores, competidores, produtos substitutos e novos entrantes) aonde se determinavam quem eram e qual o poder de barganha que estes possuiam e qual era o melhor para sua empresa.
      8) Na vantagem competitiva Porter destacou três pontos: liderança em custo, diferenciação e foco.
      9) Forneceu um conjunto de conceitos à prática.
      10) Tratou da coopetição.

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  2. Pessoal,

    Se eu estiver errado que vocês me corrijam, mas pelo que eu entendi o ponto forte desta escola é destacar tudo o que a empresa tem a seu favor, desde materia prima, mão de obra (pessoal de base) nível técnico de seus colaboradores bem como a estrutura organizacional implantada pelos seus os seus executivos...

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  3. Escola de posicionamento: Seu ponto fraco está no seu pragmatismo em concentrar-se em fatores puramente econômicos e quantificáveis, desconsiderando outros fatores.

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  4. Escola de posicionamento: Seu ponto fraco está no seu pragmatismo em concentrar-se em fatores puramente econômicos e quantificáveis, desconsiderando outros fatores.

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  5. Pessoal

    Os processos analíticos são estratégias de posicionamento que eleva a capacidade de transformação do "bruto em líquido".

    O Eike, vai se tornar brevemente o Cara mais rico do planeta.

    Estendendo um pouco mais este comentário, muita gente o considera um empreendedro, Eu não, pois tudo que ele conseguiu foi através da ajuda dos militares.

    O pai dele que o diga.

    Ele é um estrategista analítico, que busca se posicionar como o maioral, e vai conseguir.

    Abraços

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    1. Sua previsão estava errada, amigo. Ele esta empobrecendo a cada dia!

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